Pages

Total de visualizações de página

Subscribe:

Estação da Juventude - Curso de Inglês - Teacher J.B.

...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Homenagem á Cidade Tiradentes

Medo.
O primeiro sentimento.
E não podia ser diferente. O bairro pobre,recheado de pequenos prédios populares e casas mal acabadas, sempre esteve associado a violência e as drogas.
Cheguei como se fosse enviado a guerra...; temeroso, despreparado e ansioso por enfrentar o pesadelo. Mas calma lá...que pesadelo?
Vi crianças jogando futebol na rua...correndo atrás das pipas..., vi jovens andando de patins, bicicletas ...namorando...; vi mulheres andando livremente e homens normais , empregados e desempregados, bêbados e sóbrios ...nada que me fizesse temer ...nada que me fizesse tremer.
Passaram-se os anos e a tão propagada violência de Cidade Tiradentes não se fêz presente no meu dia-a-dia. Soube de casos isolados envolvendo pessoas que optaram pelo caminho torto, obscuro e sem futuro. Que se tornaram vítimas do ' acerto de contas " ...mas como eu nunca tive contas a acertar com esse tipo de gente , as drogas e a violência oriunda delas nunca me atingiram. Ouvi a respeito de um tal " maníaco do parque, ouvi sobre um grupo de extermínio em Guarulhos, li sobre uma quadrilha de " poliginais " ( mistura nojenta de policiais com marginais ) que oprimiram moradores da Favela Naval em Diadema. Tudo longe...muito longe daqui.
Foi a partir daí que surgiu minha indignação e as perguntas que não querem calar. Por que?
Por que tanta hipocrisia?
Por que?
Por que tanto preconceito?
Por que?
Por que tornar invisível uma cidade tão grande?
...............................................................
Esses questionamentos fizeram nascer em mim um incontrolável desejo de mudar.
Mudar?
Sim...mudar. Não da Cidade Tiradentes e sim a Cidade Tiradentes. E assim foi.
Parafraseando o mártir que deu a vida pela liberdade : " Se todos quisermos poderemos fazer da Tiradentes uma grande Cidade."
Lutei pra ser reconhecido como cidadão , e vi as mudanças acontecerem.
Nosso velho terminal " a céu aberto " foi reformado e informatizado deixando de ser grotesco para se tornar " inteligente".
Nossos jovens , antes excluídos , passaram a enxergar o mundo com outros olhos...os olhos digitais , em um mundo cada vez mais virtual. Computação. Tele Marketing. Escola Técnica. Inglês. Cidadania. Dignidade. Nós existimos.com.br.
Escolas informatizadas,ruas arborizadas, praças de lazer,pistas de skate, quadras de esportes,centros da Juventude, hospital...
Quantas conquistas! Mas ainda falta muito.
No começo do texto me comparei a um soldado medroso enviado á guerra. Pois bem...a guerra é real. Mas a guerra que nós moradores de Cidade Tiradentes travamos no dia-a-dia não é apenas contra a violência...mas também contra toda forma de preconceito, exclusão e desrespeito.
O lado bom é que descobri que não estou sozinho. Faço parte de um vigoroso exército de mais de 250.000 soldados do bem, que conhecem seus direitos e responsabilidades, um exército que sabe que a batalha é árdua e longa , mas a vitória é certa.
...........................................................
Minha empolgação me fez cometer a indelicadeza de não me apresentar...afinal são tantas emoções! Me perdoem.
Meu nome é Cidadão. Meu sobrenome ? Dignidade.
Moro na Rua respeito é bom s/n° - Cidade Nova Tiradentes - São Paulo - Brasil

3 comentários:

Tamirys Carvalho disse...

Eu vivo na Cidade Tiradentes desde torno dos 3 ou quatro anos de idade. Aqui tive minha infância. Aqui eu estudei. Aqui vi cenas tristes. Aqui eu venci. Saí da zona Sul e vim parar no bairro periférico..estigma sofrido pela C.T. Não negamos nossas dificuldades: econômicas, sociais e emocionais...mas estamos longe de ser o pior lugar do mundo para se viver...tal como muitas pessoas acreditam ser.
E é isso que as pessoas daqui precisam entender: não precisamos mudar da C.T. e sim mudá-la.
Concordo com meu eterno english teacher J.B. Poderia eu participar dessa mudança com vc?

Saudades


TCS
TATa

Teacher Jota disse...

Thanks a lot dear Tata for your wonderful words. Of course you can participate of this change with me. As far as I'm concerned you are an important part of my life and history as well. I will always remember you and the wonderful moments we've spent together. I love you!

Teacher Jota disse...

Thanks a lot dear Tata for your wonderful words. Of course you can participate of this change with me. As far as I'm concerned you are an important part of my life and history as well. I will always remember you and the wonderful moments we've spent together. I love you!

Postar um comentário